SOBRE
O meu nome é Ivete, nasci em Viseu, sou de 77 e muito cedo vim viver para a Aguda, em Vila Nova de Gaia.
Foi em 2009 que uma viagem me mudou a vida, descobri este Ofício que me fascinou, pelo valor inquestionável da matéria prima, pela panóplia de técnicas artesanais e pelas escolhas no caminho a percorrer.
O meu percurso inicia-se com outro artesão seguindo-se um processo autodidacta. Gosto do belo, da funcionalidade nos objectos e daquela sensação de que estou a resgatar uma peça de outros tempos. Cada trabalho tem toda a dedicação, carinho e o meu tempo por inteiro!
De momento trabalho com pele de vaca de curtimenta vegetal e ecológica, ou seja livre de químicos e metais pesados sendo biodegradável. Também trabalho com pedras semi preciosas, utilizo ferramentas artesanais e processos antigos na arte de trabalhar o couro.
O PROCESSO
As ferramentas são artesanais, por vezes recorro à máquina de costura, no entanto são breves apontamentos. Normalmente costuro com fio feito manualmente, assim e na minha opinião, a beleza das peças reside no facto de serem construídas com o mesmo material, onde perduram no tempo e evoluem com a mesma forma.